*O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810.

A leitura é uma ferramenta essencial para o nosso aprendizado. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. Contamos com um universo imenso de conhecimento, onde temos às vezes dificuldades em obtê-lo. Pode se aprender muito lendo, mas é preciso também, colocar em prática aquilo que lemos. Para colocar em prática o que aprendemos, é preciso coragem para iniciar algo. Buscamos o reconhecimento através da expêriencia, e isso enriquece nossas vidas. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Assim, alguns alunos das escolas municipais resolveram contribuir com suas opiniões sobre o que pensam em relação a este assunto. Abaixo o comentário distinto de vários educandos sobre a leitura.

“Gosto porque aprendemos a ler melhor. É importante, pois aprendemos muito. Acho que as pessoas leem bastante. É bom que elas leiam porque aí podem conhecer as letras.
Fernanda Oliveira do Amaral – 8 anos – 2º ano – Escola Ulmerindo Machado.

“Gosto de ler, porque se aprende bastante, ficamos inteligentes. A leitura é importante porque melhora os estudos. É legal, a gente aprende bem mais. Acho que muitas pessoas lêem. Todos tem que ler para ficar mais inteligente, mais atento.”
Taísa Bueno da Costa – 9 anos – 3ª série – Escola Ulmerindo Machado.

“Gosto de ler, porque a gente aprende muitas coisas boas. São boas para estudar, mas leio poucos livros da escola. As pessoas em geral gostam de ler, mas nem todas. Elas deveriam ler mais para aprender as coisas boas.”
Daniela de Matos dos Santos – 12 anos – 4ª série – Escola Inspetor João Ferraz.

“Gosto de ler porque aprendo a escrever. Os livros da escola são bons tem boas histórias, leio todo dia os textos do caderno e da escola. As crianças gostam de ler bastante. As pessoas deveriam ser obedientes, ler bem mais.”
Angélica de Matos Martins – 9 anos – 2ª série – Escola Inspetor João Ferraz.

“Gosto de ler porque ajuda a reconhecer e acertar os erros de ortografia. Melhora a leitura, dá mais conhecimento. Acho que as pessoas leem pouco. Falta vontade, às vezes tempo. As pessoas deveriam ler mais para ficarem mais atualizadas, receberem mais informações.”
Leandro Ribeiro Baptista – 13 anos – 8ª série – Escola José Bonifácio.

“Já li bastante e leio ainda, quando não tem luz. Acho que os adultos leem mais por causa do jornal. O livro é cheio de sabedoria, sempre se aprende. Acho que a hora do conto é boa e incentiva a gente a ler mais.”
Maurício Guilherme Stein Vian – 8 anos – 2ª série – Escola Inspetor João Ferraz.

“Gosto de ler e leio bastante, porque quando faço isso, estou junto com a história. As pessoas em geral não leem muito. A hora do conto é bem legal. A professora explica bem para nós o valor da leitura. Ler é bom, a gente viaja com as histórias.”
Julia Rosa Ferrari – 13 anos – 7ª série – Escola José Bonifácio.

“Adoro ler. porque é bom aprender. Leio bastante todo dia de noite em casa. As pessoas que conheço leem pouco, porque trabalham muito. Gostaria que as pessoas tivessem um tempo para ler, daí elas aprenderiam mais.”
Evelyn Paola do Amaral Fidêncio – 8 anos – 3ª série – Escola José Bonifácio.

“Gosto de ler porque acho importante e a gente aprende de tudo. Conhecemos muita coisa. As pessoas leem bastante, porque elas são muito inteligentes. Leiam, porque é muito bom. A gente aprende tudo.”
Guilherme Leonir de Oliveira Alves Muller – 10 anos – 4ª série – Escola Ulmerindo Machado.