Dia da Criança José Bonifácio 204O Programa ALFA  Alfabetizando para Profissionalizar do SENAR-RS, em parceria com o Sindicato Rural de Palmeira das Missões e Prefeitura Municipal de São Pedro das Missões, teve início em abril e se encerrou em outubro de 2010, com evento de formatura na Escola José Bonifácio.

O Programa ALFA é desenvolvido na área rural, beneficiando os agricultores que não tiveram oportunidade de estudar na sua infância. Para isso, o SENAR ofereceu capacitação para os professores – sendo nesta localidade a professora Mônica Rita Zandoná – além de recursos para merenda, materiais escolares e o curso de aproveitamento integral de alimentos e saneamento rural básico, realizados na Escola José Bonifácio, contando com a colaboração da direção, professores e participação das funcionárias e alunos do ALFA. As aulas aconteceram no salão comunitário da Esquina Bonita. Durante este tempo, foram realizadas palestras, consultas com oftalmologista para os olhos, havendo a parceria da Relojoaria Lima, SENAR e Sindicato Rural, onde os alunos adquiriram os óculos. Também foram realizadas festas de aniversário e festa junina com apresentações criadas pelos alunos. Foram seis meses de muitas conquistas e realizações, onde a cada dia era visível o progresso dos alunos, a esperança e o brilho nos olhos de quem não tem idade, nem medo de aprender.

Professora Mônica Rita Zandoná

Dia da Criança José Bonifácio 198

Além da Imaginação

“Tem gente estudando no ALFA.
É uma alegria que você nem imagina, entre uma aula e outra tem gente sentindo que vale a pena. É algo muito bom que você imagina.
Entre a hora para ir è escola tem gente que vem depressa, mas não é pressa que você imagina.
Entre mudar de plano e participar é melhor mudar de plano e ter esperança, do que ter desalento, que você imagina.
Entre a professora e aluno não há muita diferença, o que você imagina.
Entre passeio e a casa tem gente que prefere ficar em casa, não é a casa a casa que você imagina.
Entre o presente e o futuro tem gente pedindo ajuda, e não é aquela ajuda que você imagina.
Entre o SENAR que nos quer ajudar com cursos e alfabetização é uma prioridade na nossa imaginação.”

Cecília Fernandes

Esta é uma homenagem da turma SP01 do programa ALFA da comunidade da Esquina Bonita, São Pedro das Missões.

Observação: O que está escrito nessa postagem decorre do acontecido na época, sem ser modificado qualquer informação do jornal, quando do lançamento do informativo Esfera do Aprendiz nº 4. Aguarde atualizações sobre o ALFA em postagens posteriores ou informe-se na Secretaria Municipal de Educação.