Início

José Bonifácio

Histórico Escolar

Cada dia e cada hora possui um novo sentido e cada pessoa espera um sentido diferente dos outros. Existe, portanto um sentido para cada um e para cada um existe um sentido especial. Nós nos realizamos naquilo que gostamos, no que é um dom, posto  a serviço dos outros. Por volta do ano de 1942, surgiu uma escola para atender as necessidades educacionais dos filhos de pequenos agricultores, moradores de um lugarejo chamado Ribeirão Bonito. Essa escola funcionava na Igreja.

Mais tarde, a mesma passou a funcionar a uma casa velha e desocupada pertencendo a Serafim Cambom, sendo este motivo pelo qual os moradores do local chamavam-na de escolinha do Cambom. A escola funcionou neste recinto aproximadamente três anos, pois após isso, a casa foi desmanchada e a escola passou a funcionar na igreja do mesmo lugarejo por alguns anos. Durante certo período não houve funcionamento da escola, segundo informações obtidas por meio dos moradores do local.

Por volta do ano de 1967, voltou a funcionar aproximadamente a dois quilômetros daquele local, onde havia se formado uma pequena comunidade e construída uma capela. O funcionamento da escola foi na capela chamada “São Miguel”, motivo pelo qual os moradores vieram a chamá-la  de “Escola São Miguel”. Em 1971 a escola ganhou prédio próprio, de alvenaria num terreno doado pelo Sr. Valdomiro Lima, e a partir daí recebeu o nome de Escola Municipal José Bonifácio. No ano de 1978  a comunidade reivindicou a 5ª série, sendo aprovada, passou a funcionar em 1979. No ano de 1982 criou-se a 6ª série, pois a demanda escolar era grande  e atendia cerca de 130 alunos.

Neste mesmo ano de 1982 saiu o decreto de criação e denominação da escola que continuou com o mesmo nome. Para atender as necessidades da escola, a prefeitura fez a doação de uma prédio de madeira desativado, para que fosse construída mais uma sala de aula e cozinha. Mais tarde, em 1991 foi criada a 7ª série e no ano seguinte a 8ª série. Em todos esses anos de história, cada dia foi o primeiro, cada profissional que por aqui passou deixou sua marca, cada aluno, pai e comunidade deixaram sua contribuição. Todos aprendem crescendo. E crescemos aprendendo. Sem nunca deixar de sonhar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: